MIT aparece com três maneiras de derrubar o Bitcoin

A MIT Technology Review publicou um artigo hoje, 24 de abril, chamado "Vamos destruir o Bitcoin", detalhando três maneiras pelas quais a criptomoeda poderia ser "derrubada".

A primeira opção, de acordo com o artigo, é um solapamento do Bitcoin pelo governo com a criação de uma moeda lastreada pelo Federal Reserve (Fedcoin):
“O ano é dois-mil-e-tantos, e é o dia do pagamento dos impostos. Mas você não envia. Em vez disso, um algoritmo faz automaticamente uma retirada de sua carteira eletrônica, em uma moeda chamada Fedcoin”.
Este novo blockchain já teria verificado instituições financeiras como os nós autorizados em vez de redes peer-to-peer, "basicamente, instituições confiáveis", disse Sahil Gupta, da Yale, ao MIT Technology Review. O artigo observa que o Banco do Canadá construiu uma simulação desse sistema no Ethereum (ETH) em 2016.

A segunda opção é uma furtiva aquisição do Bitcoin pelo Facebook, que envolve a criação de uma carteira BTC para todos os usuários da rede social, recompensando-os na criptomoeda por interagirem com anúncios e dando-lhes uma experiência livre de anúncios se você autorizar o Facebook a minerar usando a energia não utilizada do seu computador (como a Salon ofereceu no início deste ano):
“Se o Facebook pudesse persuadir uma fração grande o suficiente de usuários e mineradores de Bitcoin a rodar sua própria versão proprietária do software Bitcoin, a empresa então ditaria as regras. Poderia então remodelar o Bitcoin como uma versão corporativa do Fedcoin descrita acima”.
O Facebook também pode tirar o controle do Bitcoin emitindo sua própria criptomoeda, assim como o aplicativo de mensagens que o  Telegram está fazendo depois de suas ofertas iniciais de moedas (ICO) combinadas de US $1,7 bilhão, realizadas no início deste ano.

A terceira maneira de tornar o Bitcoin “irrelevante” é a criação de múltiplas criptomoedas novas para cada situação:
"Você está na fila do caixa no supermercado. Dentro da carteira digital do seu telefone, você encontra não apenas o Fedcoin e o FacebookCoin, mas também AppleCash, ToyotaCash e uma moeda específica da loja em que você está. Há também uma moeda que pode ser resgatada por serviços de babá e outra que o leva em seu sistema de metrô local.”
Essa opção, de acordo com a MIT Technology Review, já está "acontecendo", já que as empresas estão criando suas próprias moedas ou tokens para serem usadas apenas por seus serviços, como a ICO da Kodak para formar uma moeda usada para licenciar fotografias.

Como o Bitcoin pode impedir que qualquer uma dessas opções ocorra é aproveitar suas vantagens, ou seja, “as transações com Bitcoin são anônimas e impossíveis de censurar”.

No entanto, o artigo observa que a  Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) já está  tentando vinclar a identidade das pessoas com seus endereços BTC, de acordo com documentos vazados por Edward Snowden, e se os governos "procuram criar e reforçar listas negras" de mineradores de BTC "cruciais".

No final de março, Snowden havia dito em uma entrevista que o livro de registros Blockchain do Bitcoin era “devastadoramente público” e que uma boa alternativa ao decreto que não pode ser controlado pelo governo ainda não apareceu.

O MIT Technology Review conclui que “se as criptomoedas forem amplamente usadas, serão os hábitos das massas, não os desejos dos primeiros adeptos do Bitcoin, que determinam o que acontecerá com a visão de Satoshi Nakamoto”.

Por Molly Jane Zuckerman

Comentários