Auditor oficial da China considera o Blockchain para agilizar a infraestrutura de dados

O Escritório Nacional de Auditoria da República Popular da China está considerando uma solução Blockchain para resolver o problema descrita como o "ciclo interminável de armazenamento e gerenciamento de dados" para sua infraestrutura atual, de acordo com um anúncio publicado em seu site em 24 de abril.

O Escritório Nacional de Auditoria é encarregado de auditar todas as transações financeiras relacionadas ao governo e gerencia um centro de dados centralizado que armazena os dados relevantes para cada agência subordinada de auditoria no país, nos níveis provincial e municipal.

O problema que está enfrentando é, portanto, uma “expansão infinita dos requisitos de equipamentos de hardware e software do centro de dados” para administrar uma quantidade enorme de dados centralizados, bem como um sistema complexo e ávido por funcionários.

O artigo propõe que uma solução Blockchain, que usa “algoritmos de consenso de nós distribuídos para gerar e atualizar os dados e algoritmos de criptografia e descriptografia para proteger a transmissão e o acesso dos dados”, poderia reduzir bastante a carga de trabalho do governo central.

Cada agência de auditoria subordinada seria credenciada como um nó individual encarregado de “direitos e obrigações iguais” para coletar, armazenar e gerenciar os dados. O centro de dados central iria salvar somente as datas e supervisionar a confidencialidade e a legalidade das operações de dados dos auditores subordinados.

O artigo também enfatiza o potencial para usar os contratos inteligentes para automatizar os processos de gerenciamento de dados.

Embora a política do governo da China seja conhecida por ser dura em relação ao comércio de criptomoedas, o país parece mais receptivo à tecnologia Blockchain. Em março, vazou um memorando do governo com detalhes sobre os planos para criar um "Centro Internacional de Investimento em Desenvolvimento do Blockchain", e em fevereiro, apareceu uma notícia de uma patente do Banco da China para uma solução para escalar os sistemas Blockchain.

Em 22 de abril, um fundo de capital de risco Blockchain de US $ 79 milhões para apoiar startups locais de Blockchain foi anunciado na Blockchain Expo, em Shenzhen.

Por Marie Huillet

Fonte: Cointelegraph

Comentários