Blockchain também é para o setor público



Blockchain e Bitcoin são assuntos cada dia mais frequentes nas manchetes das revistas e jornais, já repararam? Criado em 2009, o Bitcoin foi praticamente ignorado pela imprensa (e por quase todo mundo) até 2011, quando a cotação da moeda subiu de $0.30 para mais de $20 em alguns meses.

Junto ao Bitcoin, passamos a ouvir falar do Blockchain do Bitcoin, um banco de dados onde ficam registradas todas as transações ocorridas com cada uma das moedas Bitcoin. Quando dados são escritos no blockchain, não podem mais ser apagados. Mas esse banco de dados não está armazenado em um único local nem sob controle de uma única empresa ou órgão, ele está descentralizado, com cópias em todos os computadores que queiram fazer parte da rede Bitcoin. Um software específico implementa regras e incentivos econômicos que garantem que todas essas cópias sejam exatamente iguais, o que torna quase impossível “falsificar” uma moeda bitcoin.

E isso foi só o começo da história. Essas tecnologias avançaram e grandes empresas já começaram a oferecer uma nova categoria de produto chamada de “blockchain as a service”, por exemplo.

O setor púbico já pensa em estratégias inovadoras de utilização dessas tecnologias que vieram para ficar. Dê uma olhada no artigo e confira algumas dicas e reflexões sobre o tema!
 
Fonte: Inova

Comentários